29 de abril de 2015

Livro | Book: Segue o teu sonho


























Nem sempre gostei muito de ler. Em criança era um bocado Maria rapaz. Juntava-me aos meninos para jogar à bola, brincava com carrinhos e passava horas a desenhar. A leitura não tinha muito interesse para mim.
Mas não me lembro da minha vida sem livros. Conta a Tia R. que, desde os 6 meses, me detinha nas ilustrações dos livros da Rua Sésamo, atenta a todas as cores e pormenores das imagens. Na minha família sempre me contaram histórias: a minha Mãe adora ler e a pouco e pouco foi-me passando o gosto. Lembro-me da primeira vez que não consegui largar um livro. Andava no 4º ano e, no parapeito da janela do quarto dos meus pais, comecei a ler uma história de uma das muitas colecções que a minha Mãe tem. Foi ali que me apaixonei.
Uns anos mais tarde percebi que as mensagens que me foram passadas através da leitura tiveram uma grande influência no meu desenvolvimento.
Ler é bom. Ler é muito bom. Os livros são tesouros, são partilhas.
Porque é que este livro deve ser lido? Porque nos fala de sonhos. Porque nos ensina a não desistir, a  enfrentar os medos e a lutar até ao fim por aquilo que mais se ama. Foi assim com o Pedro. Foi assim com a Rita. É assim com cada um de nós.

Este livro é especial porque tem pessoas especiais. Pessoas com histórias como a nossa: cheias de projectos. Confesso que o mais difícil foi conseguir ilustrar a Rita Pereira ou o Pedro Carvalho com 11 anos porque estamos habituados às suas imagens actuais e o meu maior medo foi que, ao tentar dar-lhes um aspecto 'infantil', não conseguisse manter os traços de hoje.
Ilustrar um livro é sempre uma grande responsabilidade, sobretudo quando as pessoas em questão são conhecidas e acarinhadas pelo trabalho que desenvolvem.
Se na altura em que brincava com carrinhos me dissessem que, quando fosse grande iria ilustrar o Nicolau Breyner, não acreditaria. Mas ilustrei porque também eu segui o meu sonho!

Este é o resultado. Espero que gostem e que o levem a muitos meninos e meninas:








































P.s. - Um 'obrigada' especial à Rosário Araújo! É tão bom trabalhar assim :)
--
Cliente: Oficina do Livro — Grupo Leya
Escrito por: Pedro Carvalho e Francisco Salgueiro
Ilustrações: Rita Duque
Paginação e capa: Neusa Dias

Sem comentários:

Enviar um comentário