29 de setembro de 2014

Mas afinal...Quem deu um pum?


....e, perante uma pergunta destas, resta-me começar por dizer que não fui eu!
Nunca um flato deu tanto que falar. Ainda não estava à venda e já todos teciam comentários sobre o seu intrigante título; Uns ficaram espantados, outros divertidos, outros horrorizados. A verdade é que ninguém ficou indiferente.
Ora, na Quarta-feira passada estive presente no El Corte Inglés, juntamente com a Ana Garcia Martins (autora), para a primeira sessão de lançamento do livro. Tive oportunidade de explicar um bocadinho o meu processo criativo que, desta vez, foi um bocadinho diferente do habitual: ilustrar as personagens tendo em conta as suas características físicas e o ambiente em que estão inseridas; Pois bem, todo este percurso exigiu muita cusquice da minha parte! Vasculhei os blogs, tanto da Ana como do Ricardo e recriei alguns objectos que lhes são familiares. Desde os padrões das almofadas às alparcatas do Mateus (a personagem principal desta história), tudo foi pensado ao pormenor. É assim que, para mim, as coisas fazem sentido.
Se, porventura, estão com expectativas alta a pensar Como é que a Rita terá ilustrado um pum? Deixem-me desiludir-vos e avisar, desde já, que eu não ilustrei nenhum! Em contrapartida poderão ver o resultado aqui.
Quero agradecer, uma vez mais, à Porto Editora a aposta no meu trabalho. À Ana, por referir sempre a autoria das ilustrações, tanto no blog como nas entrevistas que tem dado. À Vanessa Oliveira, pela disponibilidade de ter ido apresentar o livro e, por último, ao El Corte Inglés, a recepção fantástica que nos fez.




A querida Vera Morazzo


Diz qu'esta miúda ilustrou o livro



A bela da pipoca



O fofinho do Mateus, a Ana Garcia Martins e eu



O rabiosque do livro

Fotos: Neusa Ayres e After click

Sem comentários:

Enviar um comentário